Como tive minhas férias um tanto quanto frustradas (na verdade muito frustrada) por acontecimentos inusitados, os quais demandavam minha presença aqui, portanto minhas viagens e passeios programados tiveram de ser adiados (não cancelados, pois da próxima oportunidade vou realizá-los). Mas então vocês me perguntam: - O que eu fiz nessas férias, se não pude viajar? Respondo a vocês, não pude viajar, mas fiz alguns passeios, muitas jantas com os amigos e me dediquei como dedico esse post a assistir minhas séries favoritas THE WALKING DEAD, GRIMM, GAME OF THRONES e em especial o motivo deste post SPARTACUS.
O QUE É A SÉRIE?
A série é focada em ESPÁRTACO ou no Latim SPARTACUS, um escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga conhecida como Terceira Guerra Servil, "Guerra dos Escravos" ou "Guerra dos Gladiadores". Spartacus liderou, durante a revolta, um exército rebelde que contou com quase 100 mil ex-escravos.
A série até o momento é dividida em 3 temporadas, ou 2/5 como preferem alguns fãs da série, e logo explicarei para vocês o porquê disso. A série também recebe muitas críticas, positivas e negativas pois são inúmeras as cenas de sexo e nudez, palavreados que não poupam frágeis ouvidos e a extrema violência.
![]() | |
Muito sangue, violência e cenas de sexo predominam em toda a série |
1ª TEMPORADA - SPARTACUS: BLOOD AND SAND
Nessa 1ª Temporada é contada a história de Spartacus (que na verdade não é esse seu nome, é o nome que recebe quando começa a virar gladiador, e eu tenho esperança que até o fim da série saibamos o seu verdadeiro nome, pois todas as vezes que ele tentou falar, era silenciado), pois bem, seguindo, Spartacus (interpretado pelo ator Andy Whitfield) é um soldado Trácio que vai servir junto com seus companheiros de tribo, nas tropas auxiliares Romanas sob o comando de Legatus Claudius Glaber (Legatus, só para esclarecer, não é um nome, e sim um título que se equivale a um General). E enquanto eles estão nas batalhas, Spartacus começa a se preocupar com a possibilidade de sua tribo ser atacada, e em especial o fato de ter deixado sua mulher SURA sozinha, pois todos os homens que podem empunhar uma espada estão servindo aos romanos.
Então muitos se revoltam e ocorre uma breve discussão e luta com Claudius Glaber, que não gosta nem um pouco da arrogância dos Trácios. Spartacus (que ainda não se chama assim) consegue retornar a tempo a aldeia e resgatar sua mulher que estava cercada pelos inimigos, salvando-a de um triste destino, no entanto toda a aldeia é destruída. Então ele e a mulher saem mundo afora, logo na primeira noite, após dormir são acordados pelos homens de Glaber, os dois então separados e feitos escravos. Enquanto ela é vendida como escrava, Spartacus é a mandado a uma arena para ser morto em uma luta de gladiadores, porém surpreendendo a todos ele mata os quatro gladiadores, então é comprado por Quintos Batiatus um lanista (dono de gladiadores, com uma escola onde eram treinados)
A partir desse momento ele recebe o nome de SPARTACUS e começa a melhor parte da história da 1ª temporada que se passa dentro do Ludus de Batiatus., onde aparecem vários e importantes personagens dessa temporada como:
- Crixus (Gladiador conhecido como Gaulês Invicto, até a chegada de Spartacus é o campeão da casa de Batiatus);
- Varro ( Não é escravo, mas torna-se Gladiador para pagar suas contas e sustentar a fámilia, melhor amigo de Spartacus, porém tem um fim triste);
- Doctore (Ex Gladiador e atual professor do ludus);
- Naevia (Escrava pessoal de Lucretia, é mantida virgem pela sua domina, porém se apaixona por Crixus;
- Barca (Gladiador de confiança de Batiatus, mantém um relacionamento amoroso com Pietros;
- Ashur (Gladiador, que tem a perna machucada, no entanto o que falta no físico, lhe sobra na astucia e maldade, sendo um personagem extremamente odiado, mas mesmo assim admirado pela inteligencia e audácia);
- Lucretia (Mulher de Batiatus, muito astuta e sempre pronta para ajudar o marido);
- Ilhitia ( Mulher de Glaber, serve de fantoche para as armações de Lucretia);
- Batiatus (Dono do ludus, um lanista com umna grande ambição de poder, sonha em chegar ao senado);
- Crixus (Gladiador conhecido como Gaulês Invicto, até a chegada de Spartacus é o campeão da casa de Batiatus);
- Varro ( Não é escravo, mas torna-se Gladiador para pagar suas contas e sustentar a fámilia, melhor amigo de Spartacus, porém tem um fim triste);
- Doctore (Ex Gladiador e atual professor do ludus);
- Naevia (Escrava pessoal de Lucretia, é mantida virgem pela sua domina, porém se apaixona por Crixus;
- Barca (Gladiador de confiança de Batiatus, mantém um relacionamento amoroso com Pietros;
- Ashur (Gladiador, que tem a perna machucada, no entanto o que falta no físico, lhe sobra na astucia e maldade, sendo um personagem extremamente odiado, mas mesmo assim admirado pela inteligencia e audácia);
- Lucretia (Mulher de Batiatus, muito astuta e sempre pronta para ajudar o marido);
- Ilhitia ( Mulher de Glaber, serve de fantoche para as armações de Lucretia);
- Batiatus (Dono do ludus, um lanista com umna grande ambição de poder, sonha em chegar ao senado);
Mas como não estou aqui para resumir a série e sim apenas para falar dela chega de ficar contando o que acontece.
2ª TEMPORADA - SPARTACUS: GODS OF THE ARENA
A segunda temporada ou micro temporada aconteceu por uma grande infelicidade pois o ator principal Andy Whitfield teve uma espécie de câncer e teve de ser afastado, então foi feito essa micro temporada aguardando sua melhora para poder retornar as gravações, isso no entanto não aconteceu e o ator veio a falecer no dia 11 de setembro de 2011 (11 de setembro – 10 anos do atentado as torres gêmeas).
![]() |
GANNICUS EM - SPARTACUS: GODS OF THE ARENA |
Mas focando apenas nessa temporada, posso dizer que apesar da infelicidade de não ter mais o Andy foi uma ótima acertada, pois ela se passa antes da chegada de Spartacus e mostra muita coisa que assistimos na 1ª temporada e não sabemos como começou alguns exemplos:
- Como Crixus chega a Casa de Batiatus;
- Como Oenomaus (na época apenas um gladiador) virou o doctore;
- O porquê do Batiatus ser uma pessoa como é (grandes conflitos entre ele e o pai);
- O porquê Ashur não é bem aceito entre os gladiadores e como o Crixus machuca a sua perna ( Já que na 1ª temporada ele manca e utiliza uma tala na perna)
Mas o melhor dessa temporada é ver Gannicus o melhor gladiador de Batiatus (filho) porém relegado pelo Batiatus (Pai). Gannicus é um ótimo gladiador e que leva uma vida de celebridade dentro do ludus regado a vinho e mulheres, sua habilidade é comparada apenas a Oenomaus com o qual tem uma relação de irmão, porém muita coisa acontece, o que não vou colocar aqui para não estragar a felicidade de quem começa a assistir a série.
![]() |
PERSONAGENS DA TEMPORADA - SPARTACUS: GODS OF THE ARENA |
A novidade nessa temporada é Liam McIntyre no papel de Spartacus, já que Andy Whitfield veio a falecer.Já no início do 1° episódio temos muita ação como promete ser essa temporada inteira já que da continuação da Casa de Batiatus último episódio de “Spartacus: Blood and Sand”, a rebelião dos gladiadores continua e começa a causar medo em Roma em “Spartacus: Vengeance”. Gaius Claudius Glaber e suas tropas romanas são enviadas para Cápua para esmagar o crescente grupo de escravos libertos que Spartacus lidera antes que possa causar danos maiores. É apresentada a Spartacus a opção de satisfazer a sua necessidade pessoal de vingança contra o homem (Glaber) que condenou sua esposa à escravidão e à eventual morte ou fazer maiores sacrifícios para manter seu exército junto.
![]() |
Andy Whitfield e seu substituto Liam McIntyre no papel de Spartacus |
![]() |
CRIXUS E SPARTACUS |
Nessa temporada surgem alguns personagens novos, ou que tinham pouco destaque nas demais temporadas, mas a presença de Spartacus, Crixus, Oenomaus, Lucretia, Glaber, e a volta de Gannicus (não sei por quanto tempo) são temperos para garantir o sucesso dessa temporada.
O QUE A SÉRIE TEM A VER COM A REALIDADE? SPARTACUS EXISTIU?
Espártaco (ou Spartacus) colocou em risco a república romana ao liderar uma revolta de escravos. Enfrentou as legiões por dois anos e só foi derrotado pela intervenção das tropas experientes do general Pompeu.
Nascido na Trácia, no nordeste da Grécia, provavelmente em 113 a.C., foi pastor e soldado romano. Após desertar, tornou-se chefe de uma quadrilha. Em 73 a.C., foi preso e vendido em Cápua, no sul da península Itálica, a uma escola de gladiadores do lanista (negociante e treinador de gladiadores) Lêntulo Baciato, ex-legionário e ex-gladiador. Segundo o historiador grego Plutarco, Espártaco revoltou-se contra a humilhação e injustiças cometidas por Lêntulo e fugiu com outros cativos.
Roma enviou tropas para acabar com a rebelião, mas elas foram derrotadas pelos fugitivos. A notícia da revolta se espalhou e vários escravos se uniram aos rebeldes refugiados no monte Vesúvio (um vulcão, em Nápoles). O governo romano enviou então o pretor Cláudio Glaber, com 3 mil homens, para neutralizar a revolta. Glaber fechou a única saída das escarpas do Vesúvio. Como não queria passar pela humilhação de lutar contra escravos, o pretor planejou matá-los de fome. Mas Espártaco desceu a montanha com cordas e atacou de surpresa. Os romanos fugiram, abandonando as armas.
A cada vitória, o contingente rebelde recebia a adesão de agricultores pobres, desempregados e outros escravos. O avanço de um outro pretor, Públio Varino, foi detido pelas táticas de guerrilha dos gladiadores. No final de 73 a.C., o exército de Espártaco já contava com cerca de 100 mil homens.
Os revoltosos se dividiram. Uma parte permaneceu no Sul da península Itálica. Espártaco e outro grupo foram para o Norte. O plano era atravessar os Alpes e chegar à Gália e depois, à sua terra natal, a Trácia. Dois cônsules foram destacados para atacá-los.
Gélio Publícola foi para o Sul. E Lêntulo Clodiano foi interceptar a coluna ao norte. No Monte Gargano, na Apúlia, Gélio venceu os 20 mil rebeldes, liderados por Crixo, que morreu na batalha. O cônsul partiu então para ajudar Lêntulo, mas os escravos destruíram os dois exércitos romanos.
O governador da Gália Cisalpina, Cássio Longino, atacou Espártaco com 10 mil homens em Mutina (atual Módena), mas também foi derrotado. Espártaco poderia continuar a viagem para o norte, mas decidiu voltar para o sul, talvez para atacar Roma, que tinha dois de seus principais generais em campanhas distantes: Pompeu, na Espanha, e Lúculo, na Trácia. O Senado romano destacou Marco Crasso para combatê-lo.
Evitando a capital, Espártaco venceu outras duas colunas romanas e continuou no rumo sul. O objetivo era chegar ao mar e atravessar para a Sicília. Foi feito um acordo com piratas, mas os espiões de Crasso descobriram o plano e subornaram os corsários.
Espártaco tentou negociar sua rendição, mas Crasso negou-lhe esse direito. Sem outra saída, o rebelde atacou o exército romano no norte da Lacânia, em 71 a.C. Plutarco conta que Espártaco tentou matar Crasso, mas não conseguiu chegar até o general. O exército dos rebeldes foi derrotado e os seis mil combatentes que sobreviveram foram crucificados ao longo dos 200 quilômetros da Via Ápia, de Cápua, perto de Nápoles, a Roma, de modo a atemorizar outros escravos e impedi-los de qualquer movimento rebelde.
“Eu faço essas coisas porque é justo. Sangue exige sangue. Estamos vivendo nos caprichos dos nossos mestres por muito tempo. Eu não pedi por isso. Eu não veria a morte de um irmão com a finalidade de esporte. Eu não quero ver outro coração arrancado de um peito ou uma respiração se esgotar sem nenhum motivo. Eu sei que vocês não desejam isso, mas isso ainda é feito. Mas chega. A vida de vocês pertencem a vocês. Forje seu próprio caminho, ou se junte a nós, e juntos nós faremos Roma tremer!” - Spartacus
Evitando a capital, Espártaco venceu outras duas colunas romanas e continuou no rumo sul. O objetivo era chegar ao mar e atravessar para a Sicília. Foi feito um acordo com piratas, mas os espiões de Crasso descobriram o plano e subornaram os corsários.
Espártaco tentou negociar sua rendição, mas Crasso negou-lhe esse direito. Sem outra saída, o rebelde atacou o exército romano no norte da Lacânia, em 71 a.C. Plutarco conta que Espártaco tentou matar Crasso, mas não conseguiu chegar até o general. O exército dos rebeldes foi derrotado e os seis mil combatentes que sobreviveram foram crucificados ao longo dos 200 quilômetros da Via Ápia, de Cápua, perto de Nápoles, a Roma, de modo a atemorizar outros escravos e impedi-los de qualquer movimento rebelde.
Fonte sobre Espártaco: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_332.html
CURIOSIDADES
- As cenas de batalha lembram os efeitos de Matrix e de Kill Bill: o sangue jorra aos litros, e os golpes dos gladiadores fazem estragos enormes nos inimigos;
- A série conta com algumas figuras famosas das telas de cinema e seriado: John Hannah (da franquia A Múmia) como Quintus Lentulus Batiatus, em um papel sério e que me impressionou bastante(no início esperava ele fazer alguma gracinha); Lucy Lawless (do seriado Xena que passava no SBT e agora passa na RECORD); Peter Mensah (300, O Incrível Hulk e Jason X), que superou os pequenos papéis e se mostrou um grande ator.
- Outra série de sucesso GAME OF THRONES fez ocorrer alterações no roteiro de SPARTACUS: VENGEANCE, haveria uma história de incesto na série, mas que a cena foi excluída para evitar comparações com a série da HBO, um dos diretores da série disse: - ‘Todos nós de Spartacus amamos Game of Thrones, é tão bem feita. Nós realmente teríamos uma cena de incesto entre os irmãos gêmeos Seppius (Tom Hobbs) e Seppia (Hanna Mangan), mas quando soubemos que Game of Thrones tinha isso como parte integral da história, nós desistimos.”
PARA ENCERRAR
“Eu faço essas coisas porque é justo. Sangue exige sangue. Estamos vivendo nos caprichos dos nossos mestres por muito tempo. Eu não pedi por isso. Eu não veria a morte de um irmão com a finalidade de esporte. Eu não quero ver outro coração arrancado de um peito ou uma respiração se esgotar sem nenhum motivo. Eu sei que vocês não desejam isso, mas isso ainda é feito. Mas chega. A vida de vocês pertencem a vocês. Forje seu próprio caminho, ou se junte a nós, e juntos nós faremos Roma tremer!” - Spartacus
previsão para 4 temporada ??
ResponderExcluirNão sei quando sai, mas tá confirmada sim, inclusive com a entrada de Marcus Craso, que na história correta vem a ser o que vai por fim na guerra, e a entrada de Julio Cesar, no princío de sua carreira!
Excluir